Nossa História
De uma pequena loja inaugurada em Franca, no interior de São Paulo, em 16 de novembro de 1957, que, inicialmente, se chamava “A Cristaleira”, surgiu uma das empresas líderes do varejo no Brasil, com 736 lojas em 16 Estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Tudo teve início com o casal Sr. Pelegrino José Donato e D. Luiza Trajano Donato que, com sangue empreendedor nas veias, conseguiu, aos poucos, alavancá-la e passar seu conhecimento e expertise para as gerações seguintes.
Em 1974, inauguramos nossa primeira grande loja de departamentos e, em 1976, fizemos aquela que consideramos uma aquisição de elevado porte e que deu início a tudo, a das Lojas Mercantil, com filiais em outras cidades da região.
Em 1983, iniciamos nossa expansão para fora do Estado de São Paulo, atingindo diversas cidades do Triângulo Mineiro. Alguns anos depois, em 1986, inauguramos nosso primeiro centro de distribuição, em Ribeirão Preto, com sistemas automatizados e logística ágil e inteligente. Este foi um passo enorme para consolidar o crescimento da nossa rede.
Em 1991, iniciamos uma reestruturação societária, a fim de propiciar uma expansão aos negócios da sociedade. Foi nessa oportunidade que ingressou em nosso quadro societário a Holding LTD. No mesmo ano, Luiza Helena Trajano, sobrinha de Luiza Trajano Donato, assumiu a liderança da organização e deu início a uma grande transformação em nosso modelo de gestão, com o objetivo de fortalecer a sociedade para o século seguinte.
Atualmente, Luiza Helena Trajano ocupa o cargo de presidente da Companhia. Apesar do histórico familiar, o Grupo Magazine Luiza possui uma gestão de altíssimo nível, representada pelo atual CEO, Marcelo Silva; CFO, Roberto Bellissimo Rodrigues; diretora de administração e controle, Maria Isabel Bonfim de Oliveira; diretor-executivo de operações, Frederico Trajano; e diretor-comercial, Fabrício Bittar Garcia.
Nossa história de sucesso é representada por mais de 36 milhões de clientes e a gestão de pessoas do Magazine Luiza tem sido reconhecida e premiada várias vezes por diversas instituições, porque faz parte da nossa essência a excelência no desenvolvimento humano, que sempre foi e continua sendo nossa prioridade.
Somos uma Companhia que tem progredido consistentemente ao longo dos anos, combinando crescimento orgânico e aquisições. Mais do que números, temos uma cultura centrada na valorização de pessoas e colaboradores, como já mencionamos, bem como na transparência de nossas ações e decisões e na ênfase especial que damos ao relacionamento com nossos clientes. Acreditamos que nossa expansão, no decorrer das décadas, está diretamente vinculada ao fato de termos aplicado tais princípios às nossas atividades.
Somos, ainda, uma Companhia que inova e busca antecipar-se às tendências de mercado. Fomos pioneiros na criação do primeiro modelo de comércio eletrônico. Nossas Lojas Eletrônicas, hoje chamadas Lojas Virtuais, criadas por nós em 1992, foram resultado de um projeto inovador, cujas vendas são realizadas por intermédio de terminais multimídia, compostos por vendedores que orientam os clientes, pois não há produtos em exposição nem em estoque, com exceção de celulares. Ainda no início da década de 90, criamos nossas maiores campanhas: a “Liquidação Fantástica”, um saldo de Natal realizado imediatamente após a virada do ano, no qual os clientes podem comprar com até 70% de desconto todas as mercadorias que consigam carregar, e o “Só Amanhã”, uma promoção na qual, durante um determinado dia, os clientes também podem comprar um produto anunciado por um preço muito abaixo da média do mercado.
Em 1996, ampliamos nossa rede de lojas no Paraná e ingressamos no mercado do Centro-Oeste, no Mato Grosso do Sul. Neste mesmo ano, apesar de ser uma Companhia de capital fechado, o Magazine Luiza divulgou seu primeiro balanço financeiro auditado externamente, exigência necessária somente para empresas de capital aberto. No ano de 2000, levamos a experiência adquirida em vendas virtuais para a internet, com a criação e consagração do nosso portal magazineluiza.com.br, um dos grandes sites do e-commerce brasileiro. Hoje, ele é um dos maiores do setor e conta com os mais modernos canais e ferramentas de interação com os clientes, como videocast, podcast, blog, redes sociais, entre outros. Sem dúvida, fomos uma das primeiras organizações que buscou, em 2001, constituir associações com instituições financeiras, para prover uma ampla gama de serviços e produtos financeiros voltados ao crédito de consumo, seguros e garantias estendidas aos clientes. Para tanto, associamo-nos ao Itaú Unibanco para a criação da Luizacred, uma financeira responsável, principalmente, por financiamentos (para clientes). Adicionalmente, adquirimos a Wanel, uma rede de lojas na região de Sorocaba. Em 2003, iniciamos outra grande expansão, com a aquisição das Lojas Líder, na região de Campinas, e, em 2004, assumimos as Lojas Arno, no Rio Grande do Sul.
Em 2005, recebemos aporte de capital de fundos administrados pela Capital, uma grande investidora internacional de private equity, com presença em mais de 20 países. Isto possibilitou nossa rápida expansão, com facilitação de entrada na Capital paulista, construção do Centro de Distribuição Bandeirantes e ampliação da nossa estrutura em logística. No mesmo ano, associamo-nos à Cardif, empresa do Grupo BNP Paribas, para a criação da Luizaseg, uma seguradora responsável por produtos de garantia estendida e seguros, com gestão compartilhada. Somos a única empresa do varejo a possuir uma seguradora própria, instituída por meio de uma associação (joint venture).
Não demorou muito para o crescimento alcançar também o Estado de Santa Catarina e, na sequência, o do Paraná e Rio Grande do Sul, com a compra das Lojas Base, Kilar e Madol, em 2005. Neste mesmo ano, também foram criados a TV Luiza, a Rádio Luiza e o Portal Luiza, veículos de comunicação interna exclusivos para informar os colaboradores da rede. O bom trabalho executado a partir deste posicionamento foi reconhecido, cinco anos depois, com o prêmio “Melhor Empresa na Prática do Falar com seus Colaboradores”, em pesquisa do Instituto Great Place to Work.
Em 2008, abrimos, simultaneamente, 46 lojas na Cidade de São Paulo, o maior mercado consumidor do País. O empreendimento, que começou com a mobilização de centenas de profissionais, resultou na obtenção de mais de 1 milhão de novos clientes. Em 2010, com a aquisição das Lojas Maia, que possuía 136 unidades espalhadas pelos 9 Estados da Região Nordeste, alcançamos a expressiva marca de 30 milhões de clientes em 16 Estados do Brasil. Ao final de 2010, trouxemos para a Cidade de São Paulo nosso escritório de negócios, situado no mesmo prédio da Loja-Conceito na Marginal Tietê.
Em junho de 2011, finalizamos nosso processo de Oferta Pública Inicial de Ações (IPO), um passo muito importante para nossa estratégia e trajetória de crescimento, permitindo o acesso a uma fonte alternativa de financiamento dos investimentos, geração de empregos e criação de valor para os nossos acionistas. Também em 2011, realizamos a aquisição da rede do Baú da Felicidade, abrimos mais lojas organicamente e chegamos a 744 unidades, no final de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário