O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.
O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, sendo a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.
O objetivo do método é fortalecer os músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Para atingir os benefícios e ter melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios:
? "Power House" ou centro de força: é ponto principal do método, focado na forte relação existente entre os músculos abdominais e a coluna vertebral visando a criação de um eixo mais apropriado para as atividades gerais;
? Respiração: todos os exercícios são orientados por ela, que fornece o oxigênio para o sangue. Os exercícios se baseiam em exalação forçada, uma espécie de chave para uma inalação profunda. Esta completa inspiração e expiração do ar incentiva o funcionamento global do organismo;
? Concentração: visa acentuar a importância de sempre manter a mente totalmente concentrada no propósito do exercício. A concentração é um mecanismo necessário para manter a mente alerta;
? Controle: o objetivo é alcançar o controle da mente, do corpo e dos movimentos. Durante os exercícios é enfatizada a atenção na postura, trazendo a consciência de cada parte do corpo no sentido de otimizar a postura corporal. Um corpo desalinhado sobrecarrega articulações, músculos e ligamentos, desorganizando as estruturas corporais;
? Precisão: os detalhes de cada movimento devem ser executados de maneira precisa, construindo o equilíbrio entre os grupos musculares, a organização e a otimização das funções corporais.;
? Fluidez do movimento: recomenda-se que o exercício seja executado suavemente e de maneira controlada. Estes movimentos devem ser contínuos e lentos sem princípio ou fim. Neles nada é forçado ou estressante.
Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída. É aplicado por profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.
Joseph Pilates
boxe. Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da 1ª Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado numa ilha inglesa onde trabalhou em um hospital com outros exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois retornou a Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.
Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro estúdio. Seu trabalho, porém, só teve repercursão a partir do anos 40, principalmente entre os dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho do marido. Por volta de 1970, ela passou o cargo a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna de Pilates dos anos 40.
"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade ? SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934.
Nenhum comentário:
Postar um comentário